quinta-feira, 22 de abril de 2010

Bandagem Funcional


A bandagem funcional é muito útil na prática fisioterapeutica, além de complementar diferentes abordagens de tratamento.
A bandagem funcional tem sido usada de varias formas como técnica de tratamento, mas somente nos últimos 20 anos tem sido usada, principalmente, como uma técnica de fisioterapia. Desde que Jenny McConnell(1986), começou a aplicar clinicamente as técnicas de bandagem, a quantidade de evidências que comprovam sua eficácia tem crescido substancialmente.
Novas técnicas de bandagem têm sido desenvolvidas, tais como: bandagem funcional, kinesio taping e outras técnicas na área desportiva.
A aplicabilidade clinica é muito ampla e pode ser usada no tratamento de disfunções neuro-musculoesqueléticasagudas e crônicas em todas as partes do corpo. Porém, deve-se ter em mente que a bandagem faz parte de um programa geral de reabilitação, não o substituindo.
Muitos atletas e fisioterapeutas desportivos usam a bandagem, não só como tratamento, mas como prevenção de lesões. É muito comum a aplicação da bandagem em atletas antes da atividade desportiva. A bandagem funcional, não é de uso exclusivo de atletas, mas para pessoas jovens e de idade avançada.
Como qualquer outra técnica de tratamento, o uso da bandagem somente será eficaz quando precedida por uma avaliação cuidadosa, por meio de raciocínio clinico e reavaliações contínuas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário