terça-feira, 6 de abril de 2010

Crioterapia

A crioterapia é um método utilizado há mais de 100 anos para o tratamento das diversas patologias devido a sua fácil acessibilidade e seus efeitos benéficos. O resfriamento local e a diminuição do metabolismo celular induzem à menor taxa de oxigênio (O2) celular, assim resistindo mais à isquemia, evitando a hipóxia secundária, e por conseqüência, a morte celular.
Crioterapia significa “terapia com frio”. Qualquer uso ou aplicação de frio para fins terapêuticos que resulte na remoção do calor corporal, diminuindo a temperatura dos tecidos é dito crioterapia.
Na história o uso desta técnica começou a ser utilizada na época a.C pelos gregos e romanos que usavam neve e gelo natural para tratar problemas médicos. As primeiras publicações sobre crioterapia foram livros e artigos, no ano de 1800. Por ser um conceito novo, complexo e mal compreendido, somente nos anos 50 o frio tem sido parte do tratamento das lesões desportivas. Nas décadas de 1970,1980 e 1990, as pesquisas laboratoriais e clínicas ajudaram a aprimorar as justificativas para a aplicação da crioterapia, diminuindo um pouco a confusão.
Efeitos Fisiológicos da Crioterapia:
- Diminuição da temperatura
- Diminuição do metabolismo
- Efeitos inflamatórios (diminuição ou aumento)
- Efeitos circulatórios (diminuição ou aumento)
- Diminuição da dor
- Diminuição do espasmo muscular
- Aumento da rigidez tecidual
Se o resfriamento dos tecidos for muito intenso (-20º C a -70º C), os mesmos podem ser destruídos. Na medicina esportiva o resfriamento é superficial de 1º C a 10º C. A literatura é confusa quanto aos efeitos circulatórios nas aplicações de frio, há relatos que o frio aumenta o fluxo sanguíneo e outros dizendo que diminuem. Nem todos os efeitos da crioterapia são benéficos no tratamento das lesões, então não sendo bem aplicadas podem ser prejudiciais.
O tempo de aplicação da crioterapia varia entre 20- 30 minutos, dependendo da sensibilidade da pele da pessoa. É recomendável enrolar o saco de gelo em um pano ou toalha para evitar queimaduras.

Um comentário: